O podcast

Lançado em 11 de maio de 2018 e encerrado em 22 de setembro de 2023, o Introvertendo cumpriu ao longo de 5 anos exatamente o seu slogan: ser um podcast onde autistas conversam.

Formado exclusivamente por autistas, o podcast surgiu a partir de um grupo terapêutico desenvolvido no Saudavelmente, programa da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, e se estendeu com a participação de outros indivíduos em diferentes estados do Brasil.

O Introvertendo foi originalmente fundado por cinco pessoas – Tiago Abreu, Otavio Crosara, Michael Ulian, Marcos Carnielo Neto e Luca Nolasco – com a adesão de Abner Mattheus, Guilherme Pires e, logo depois, Leticia Lyns, todos estudantes da UFG. Ainda no nosso primeiro ano, nossa formação mudou tendo em vista as questões pessoais dos integrantes.

Em nossa formação final (2023), além de Luca, Michael e Tiago, três dos cinco membros originais, o podcast incluiu a colaboração de mais quatro pessoas: Thaís Mösken, Paulo Alarcón, Willian Chimura e Carol Cardoso. De 2020 a 2023, o Introvertendo é uma produção da Superplayer & Co, principal empresa brasileira de streaming de áudio, que nos ajudou na produção e distribuição de nosso podcast e seus episódios.

Em nossos 260 episódios lançados geralmente de forma semanal, dialogamos sobre aspectos da nossa vida cotidiana, sobre a sociedade, ou questões evidentemente pouco populares, mas sempre na intenção de ter um papo natural e orgânico.

Acreditamos que sermos autistas e falarmos de nós para o mundo seja bastante relevante para que as pessoas conheçam um pouco deste universo complexo e multifacetado chamado autismo. Ao mesmo tempo, precisamos reafirmar que não tivemos a intenção de falar pela ‘classe’ de autistas como um todo. Mas a partir dos nossos episódios vocês conhecerão um pouco de nós ao longo deste período.

Para ouvir

Você pode ouvir o catálogo do nosso podcast a partir de algum aplicativo para podcasts, como o Google PodcastsApple Podcasts, Spotify, Deezer, Castbox, Amazon Music, ou aqui mesmo pelo nosso site. Nos aplicativos, é só buscar por Introvertendo.

Além disso, também tivemos um canal no YouTube, com vídeos que se mantém públicos para assistir futuramente.

Apoie-nos

Durante os anos em que o Introvertendo esteve ativo, mantivemos uma campanha no Padrim e uma conta no PicPay. Com o fim do projeto, encerramos nossas fontes de captação. Até 31 de dezembro de 2024, é possível adquirir um pacote de 20 episódios bônus, como forma de nos ajudar a cobrir parte dos custos do projeto.